terça-feira, 27 de abril de 2010

Présentation FIIK

Le FIIK (Festival International de Cinéma Independent Ciné-œil) a comme objectif de réunir et faire connaître des réalisateurs indépendants du monde entier qui produisent un cinéma engagé à partir de nouvelles esthétiques.
Le festival soutien également des débats entre professionnels, créant ainsi l’opportunité de discuter des nouveaux langages audiovisuels qui se forment dans plusieurs pays.

Le FIIK aura lieu les 25, 26, 27, et 28 novembre (jeudi à dimanche) 2010, au Centre Culturel Roberto Palmari, Rio Claro / Brésil. L’adresse est disponible sur le site.

Les inscriptions sont ouvertes du 2 avril jusqu’à 31 juillet 2010 et sont demandés :

-le court-métrage en format DVD
-la fiche d’inscription
-l’autorisation de l’usage d’image
-un CD avec les photos ou une affiche de l’œuvre pour la divulgation (en format .jpg), et une brève description du scenario du court-métrage (en format doc ou pdf).
Adresse pour l’envoi des films : Rua 7, 1150 Centro. Rio Claro SP 13500-410

Links:


Autorisation:


Formulaire:


 

presentation FIIK

The Kino Olho International Festival of Independent Cinema (FIIK) has an interest in promoting the union and diffusion of the independent producers of new aesthetics cinema in the world.
The Festival also promotes the debates among professionals, creating the opportunity for discussion of new audiovisual languages which are forming in several countries.
The FIIK will happen at November 25th to 28th  2010 at Centro Cultural Roberto Palmari, Rio Claro, São Paulo, Brazil.
The FIIK inscription period is from April 2nd to July 31st 2010 and the following materials must be sent:
The short film in DVD format
Inscription Form
Authorization for use of the images
CD-ROM with photos or poster of the short film diffusion and the synopsis of the film (in Word DOC or PDF)

terça-feira, 30 de março de 2010

Mudanças

Os filmes agora não terão mais limite de tempo todos poderão mandar os videos com qualquer duração

domingo, 28 de março de 2010

Duração dos Filmes

Agora os vídeos poderão ter até 40 minutos de duração caso tenha baixado o formulário antigo baixe novamente no link do post abaixo ( ou modifique o seu próprio formulário)

sexta-feira, 19 de março de 2010

2º Festival internacional Independente Kino Olho - Rio Claro Inscrições Abertas

O  FIIK (Festival Internacional de Cinema Independente Kino-olho) tem como interesse unir e divulgar realizadores independentes do mundo que produzem um cinema engajado a partir de novas estéticas.

O festival também promove debates entre profissionais, criando a oportunidade de pôr em discussão as novas linguagens audiovisuais que estão se formando em vários países.

 O FIIK acontecerá nos dias  25, 26, 27 e 28 de novembro (de quinta a domingo) de 2010, no centro cultural Roberto Palmari, Rio Claro / Brasil. O endereço do local está disponível no blog..

As inscrições vão de  2 de abril a 31 de julho de 2010 e deverão ser enviados:
  • O curta em formato DVD
  • Formulário de inscrição 
  • autorização do uso de imagens
  • CD contendo fotos ou cartaz da obra para divulgação( em formato .jpg), e a sinopse do curta (em formato doc ou pdf).

Endereço para envio: Rua 7, 1150 Centro. Rio Claro SP 13500-410

Links:
Formulário de Inscrição:
http://www.4shared.com/file/252904638/ac7af607/formulario_inscricao.html


Autorização:
http://www.4shared.com/file/244810524/68b56dd2/AUTORIZACAO.html

sábado, 23 de janeiro de 2010

Artigos publicados no site CENA

Por convite dos organizadores do site CENA (Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual), patrocinado pelo Ministério da Cultura, foram publicados dois artigos pertencentes a revista "Cinema Caipira" no site. Em breve os organizadores gostariam de incluir novos artigos. Abaixo os links para os textos:



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Considerações sobre o 1º Festival Internacional de Cinema Independente (FIIK)

 Texto escrito por: Fernanda Tosini
 
Aconteceu nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro o 1º Festival Internacional de Cinema Independente promovido pelo grupo Kino-olho. É a primeira vez que a cidade de Rio Claro é prestigiada com um evento que valoriza a produção cinematográfica de outros países. O propósito foi criar um intercâmbio entre as diferentes produções mundiais.
Durante o evento pudemos conferir diretores da Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, Filipinas, Irlanda, etc. Cada qual com seu estilo, mas todos artistas independentes, assim como o grupo Kino-olho, no Brasil.
A programação foi dividida por temas, no dia 26 (O cinema e a vídeo arte), foram exibidos trabalhos de Jean P. Carpio. Destaco a performance “Clocks”, em que duas artistas trabalham os limites do corpo e da dança, Carpio apenas registra a performance. Tivemos também outros cineastas internacionais e o trabalho do grande artista Sechi (brasileiro), que tem experiência em vídeoarte há bastante tempo e cujos trabalhos sempre são interessantes, aliás para mim o destaque da noite foi ele. Também tivemos o trabalho do Lourenço, que fez uma homenagem ao cineasta rio-clarense J.P. Miranda.
O debate também foi ótimo, participaram da mesa J.P. Miranda e o artista Sechi, aproveitei este rico momento para perguntar a ambos qual é a visão deles sobre o que é arte (e o que não é) e o que define tal conceito e até que ponto o “eu - artista” é interessante na obra, questão acerca do egocentrismo do artista.
No segundo dia (O cinema de entretenimento e o educativo), contamos com o trabalho de Becca Schall e Anne Yao, representando as diretoras internacionais e os filmes de Letícia Tonon, Thiago dos Santos e do grupo Kino-olho, do Brasil. Mais uma vez ainda fico com os brasileiros, não desmerecendo os cineastas internacionais. O debate também foi bem interessante, principalmente pela polêmica que gerou o termo “entretenimento”. Inicialmente falou-se do cinema de entretenimento como algo de menor valor, ou seja, como se o termo referisse a um cinema menos engajado e mais massificado. Porém o Fábio, que participava da platéia, defendeu e valorizou o cinema deste gênero. Depois de seu admirável discurso, todos deixaram o preconceito de lado.
No terceiro dia (Um cinema caipira), pudemos ver todos os curtas do grupo kino-olho realizados em 2009. Se não estou enganada, somam 45 trabalhos. É muito material! Realmente este ano o grupo mostrou resultados e capacidade para manter uma produção de bom nível num ritmo acelerado. A sensação de ver os filmes numa tela maior foi realmente emocionante, pois estamos acostumados a ver no youtube, e a sala de cinema sempre oferece uma emoção a mais. Pudemos discutir em grupo (pois muitos integrantes estavam na platéia e puderam participar no momento do debate) o que é o “Cinema Caipira”, refletimos sobre nossas produções e estilo. Para mim foi a noite mais comovente, pois a Claudia, uma das integrantes, se emocionou ao falar demonstrando o quanto o grupo tem sido importante não só para o seu lado profissional, mas também em outros aspectos pessoais. Também fiquei emocionada porque fui convidada a participar da mesa, foi um convite inesperado e que me deixou muito feliz. Eu também falei um pouco da minha experiência com o grupo, quem sabe escrevo um outro artigo à parte falando sobre isso...
E no último dia (Propostas de cinema), assistimos aos curtas dos estrangeiros Donald Foreman, Pedro Rufino e Evgeny Morozov e dos brasileiros Lourenço Favari e grupo Kino-olho. Ressalto o diretor Donald Foreman que inclusive escolhi para falar durante a mesa. No debate, participou o diretor J.P. Miranda, Lourenço Favari e eu. J.P. Miranda falou do trabalho que desenvolve como coordenador do grupo Kino-olho esclarecendo o que é o estilo e movimento “Cinema Caipira”, além dos projetos para o ano que vem, também respondeu às questões acerca de sua visão em relação ao cinema e à própria obra. O debate foi muito interessante, pois o cineasta Lourenço tem uma visão diferente e indagou o cineasta J.P.Miranda sobre questões pertinentes, cada qual se colocou com sua postura particular (e em alguns momentos, contrárias), mas ambas importantes.
Eu apresentei melhor o trabalho do Foreman através do manifesto “The State of the art”, redigido por ele, e falei à respeito do conceito que está por trás de sua produção. Levantei alguns pontos em relação à cultura de massa, mídia, monopólio cinematográfico e sua influencia sobre cineastas experimentais. Também preparei uma surpresa para o público, produzi um curta-metragem, bem simples, e estreei como cineasta. Na verdade foi apenas uma brincadeira, pois meu interesse maior é na produção de roteiros e na revista. Mas a sensação foi ótima, é muito legal ter um filme numa tela grande e assistido por várias pessoas.
A experiência de ter um Festival em Rio Claro (cidade onde moro) é indescritível, espero que as pessoas se conscientizem e valorizem o que aconteceu nesses últimos dias e que o Festival vire tradição aqui. O intercâmbio cultural é raro, principalmente quando falamos em produções independentes, que não estão nos grandes meios.